Homenagem a “Bernardo Jacques” é analisada pela Câmara

Projeto de Lei que busca denominar o Ginásio da Escola Rui Barbosa de “Bernardo de Oliveira Jacques” será apreciado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposição da bancada do partido Progressistas, composta pelos vereadores Carlos Delgado, Egídio Carvalho, Juca (Joalcei) Gonçalves e José Carlos Zaccaro, foi apresentada na reunião dia 13 de junho de 2023.

O projeto oficializa a escolha do nome por parte da comunidade escolar do Rui Barbosa. Conhecido por todos os colegas e alunos pelo carinhoso apelido de “Bê”, Bernardo agregou muito durante sua passagem pela escola, principalmente ao integrar-se em todas as atividades esportivas organizadas pela direção e professores. Bernardo faleceu em 13 de janeiro de 2018, aos 14 anos, vítima de uma doença autoimune que lhe ceifou precocemente a vida.

Era um entusiasta em todos os sentidos quando o assunto era esporte que o levou a integrar escolinhas como a do Juventude (professor Nero) e do Bola Brasil (professor Paulinho), as quais sempre lhe renderam uma rede enorme de amizade e companheirismo. Tanto que ao final de uma das jornadas da Liga Uruguaianense de Futsal Menor, a LUFME, em pleno Teatro Municipal, a entidade lhe prestou uma das mais emocionantes homenagens por conta de sua participação nos certames organizados até então.

O futsal lhe levou até o Ginásio Municipal, onde viveu ao lado de Uruguaianense e Celemaster, grandes emoções e conquistas, sempre como fã fervoroso das cores das agremiações locais. Era um verdadeiro símbolo de devoção e amor aos clubes de futsal uruguaianenses, que também lhe renderam homenagens marcantes. Como atleta, também participou da escola municipal de Basquete, junto à LUBA (professor Jóia), no Centro Esportivo Nova Esperança.

“Por tudo isso e muito mais que deixou, como marcas de sua passagem terrena, Bernardo é hoje lembrado como um anjo que veio para ensinar que o bem sempre prevalece. Um ser iluminado, que nos deu alegrias e esbanjava felicidade. E que portanto, será ainda mais ressaltada através desta justa homenagem”, justifica-se no projeto de lei.