Heinze votará contra a MP que proíbe comércio de bebida alcoólica ao longo de rodovias

O deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), coordenador da bancada federal gaúcha na Câmara dos Deputados, em Brasília, anunciou, na tarde desta quinta feira, em Uruguaiana, que irá votar contra a Medida Provisória nº 415/2008, editada pelo Governo Federal. A medida impede há 49 dias a comercialização de bebidas alcoólicas ao longo das rodovias federais brasileiras. Segundo o deputado, a MP deverá estar na pauta de votação dos deputados dentro de duas semanas.

– Assim como a proibição do comércio de armas não resolveria o problema da criminalidade, a proibição do comércio de bebidas não resolverá o problema dos acidentes de trânsito nas rodovias -disse.

Heinze explicou que já há um consenso na Câmara dos Deputados sobre a necessidade de modificar a MP. Segundo o deputado, cerca de 200 emendas já foram apresentadas pelos deputados federais. O deputado federal participou, na quinta-feira à tarde, de uma audiência pública, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana. A audiência foi promovida pela União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro).

No encontro, vereadores de toda a região da Fronteira Oeste, donos de restaurantes e de bares localizados às margens das rodovias federais reclamaram dos efeitos provocados pela medida. O ex-vereador Adalberto Silva, proprietário de restaurante na localidade de Barragem Sanchuri, no interior do município de Uruguaiana, disse a medida penaliza severamente o comerciante, quando deveria penalizar o condutor que conduz o veículo. Para o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, o foco da medida está equivocado. “A punição deve ser severa para o condutor que dirige embriagado, e não para o comerciante”, frisou.

20 de março de 2008