Garantia de alunos com deficiência estudar perto de casa é dada por Projeto de Lei

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que busca garantir matrícula para o aluno com deficiência na escola mais próxima de sua residência.

A matéria de autoria do vereador Mano Gás (PSDB) traz como prioridade a facilidade de acesso ao ensino público e a redução da evasão escolar de crianças e adolescentes com deficiência.

“Devemos sempre lutar pela inclusão, permitindo ingresso desses alunos no ensino com qualidade e possibilitando o melhor acompanhamento dos pais, a medida que estão mais próximos de suas casas”, salientou Mano. O Projeto dispõe que no ato da matrícula deve ser apresentado comprovante de residência e de laudo médico ou avaliação pedagógica; sendo garantido também atendimento educacional especializado aos estudantes.

A Legislação Federal considera obrigatória e gratuita a oferta da educação especial em estabelecimento público de ensino e o PL da Câmara de Uruguaiana afirma a competência fiscalizatória do Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência sobre o assunto.