Frente Parlamentar em prol do desenvolvimento alinha planejamento na 1º reunião

A Câmara Municipal realizou a 1ª reunião de trabalho Da Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento de Uruguaiana no dia 24 de maio de 2023. O objetivo é planejar em conjunto alternativas e oportunidades de desenvolvimento social, econômico e sustentável. Estiveram presentes representações dos mais diversos segmentos e instituições da sociedade que tiveram a oportunidade de manifestarem-se.

Entre os temas abordados esteve a modernização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental, instrumento que organiza a expansão e a orientação do município, e completará dez anos em 2024.

Destacou-se a importância de identificar os problemas e as potencialidade dos diferentes setores, como comércio exterior, agropecuária e comércio interno, e de buscar novas fontes de receita, progresso e incentivo a economia sustentável foram destaque. Transporte, saúde, educação, assistência social, infraestrutura, segurança e acessibilidade estiveram entre as pautas sugeridas, em manifestação na tribuna e por escrito.

Conforme definido, as reuniões serão divididas por temáticas específicas, com o objetivo de aprofundar as discussões e buscar soluções mais adequadas e eficazes para cada área de interesse.

O trabalho foi conduzido pelo presidente da Câmara e da Frente Parlamentar, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, vice-presidente de Frente, Marcelo Lemos, e vereadores Carlos Delgado, Zulma Ancinello, Egídio Carvalho, Marcia Fumagalli e Cristiano Bonapacce.

Através de mensagem de vídeo, elogiaram a iniciativa do Legislativo e contribuíram com a pauta o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; o prefeito, Ronnie Mello; o deputado estadual Frederico Antunes; e a presidente da Junta Comercial do RS, Lauren de Vargas Momback.

O desenvolvimento requer planejamento a longo prazo e ações estratégicas. O compromisso da Frente é planejar coletivamente, além do imediatismo e olhar para o futuro de Uruguaiana. Queremos construir bases sólidas para que, em 5, 7, 10 anos, possamos contemplar uma cidade mais próspera, inclusiva, com qualidade de vida para seus habitantes”, frisou Juca.

Metas:

Criação de Plano Estratégico de Desenvolvimento neste e no próximo ano para buscar e credenciar o município através  parcerias, recursos, emendas parlamentares, planejamento do orçamento para execução das ações.

Cronograma:

As reuniões da Frente Parlamentar serão realizadas mensalmente, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, no Plenário da Câmara Municipal.

A próxima reunião será dia 14/06, abordando o tema saúde, às 14h.

Como participar:

As instituições e entidades interessadas em contribuir e indicar representantes podem apresentar a manifestação presencialmente no expediente da Câmara Municipal ou através dos contatos:

E-mail: expediente@uruguaiana.rs.leg.br

ouvidoria@uruguaiana.rs.leg.br