Frente Parlamentar da Mulher é instituída em Uruguaiana
A Frente Parlamentar da Mulher foi instalada pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 29 de maio de 2025. O objetivo é promover o debate, a formulação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas à promoção de equidade de gênero, defesa dos direitos das mulheres e combate à violência contra a mulher em todas as suas formas no município.
A iniciativa é conjunta das quatro vereadoras Marcia Fumagalli (presidente da Frente), Manoela Couto (vice-presidente), Lilian Cuty e Stella Luzardo. Integram a Frente Parlamentar todos os vereadores.

A criação da Frente Parlamentar da Mulher visa fortalecer a atuação institucional da Casa Legislativa em defesa dos direitos das mulheres, promovendo ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência de gênero.
A Frente Parlamentar da Mulher permitirá a articulação entre o Poder Legislativo, órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, organismos de defesa dos direitos humanos e demais atores comprometidos com a equidade de gênero. O trabalho incluirá a proposição de projetos de lei, realização de audiências públicas, acompanhamento de políticas públicas, apoio a vítimas de violência e promoção da educação em direitos humanos com recorte de gênero.
Conforme exposto, também contribuirá significativamente para o fortalecimento da rede de proteção à mulher, o incentivo à sua participação política e o combate à discriminação, reafirmando o compromisso do Parlamento Municipal com os princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana, da cidadania e da igualdade.