Frente de Parlamentar trata de desenvolvimento do comércio

No dia 9 de agosto de 2023, a Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento de Uruguaiana realizou a quarta reunião de trabalho para pautar demandas e informações sobre o comércio. Participaram entidades representativa, no evento presidido pelo vereador Juca (Joacei) Gonçalves, com vereadores Marcelo Lemos, Carlos Delgado, Clemente Correa, Márcia Fumagalli e Adenildo Padovan.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, representada pelo Secretário, Rodrigo Santariano, apresentou dados do comércio local. Em Uruguaiana, são 15.445 CNPJ ativos, sendo vinculados ao comércio (5.608), indústria (1291) e serviço (8.546). Também explanou sobre o crescimento dos pontos secundários de comércios, na Av. Setembrino de Carvalho, Pinheiro Machado e União da Vilas, considerando os valores de aluguéis, infraestrutura básica e prospecção de novos públicos com aspectos de migração do centro.

Entre os assuntos tratados, impacto da instalação de grandes redes de comércio, freeshops e compras via internet, incentivos fiscais, reabertura do acesso pela rua Vasco Alves, prestação de contas sobre o Fundo de Desenvolvimento do Comércio; melhorias no transporte público e na segurança noturna; ações em parceria do comércio para fomento ao turismo.

Também participaram da mesa de trabalho CDL, Aerton Auzani; Sindilojas, Paulo Locatelli; Receita Estadual, delegado Eduardo Cravo e adjunto Diego Antunes; Secretaria Municipal de Turismo, Vanessa Welter; e Sindicomerciários, Taurino Guaiter.