Força Sindical estima geração de 5,6 mil empregos regionais com redução da jornada de trabalho

A mobilização da Força Sindical em prol da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais levou dezenas de pessoas à Câmara Municipal de Uruguaiana, na noite de quarta-feira (21/10/09), para debater o tema, em audiência pública. A redução da jornada é objeto de uma proposta de emenda à Constituição Federal que tramita no Congresso Nacional. A Força Sindical apoia a proposta e estima que a alteração criará 2,5 milhões de novos postos de emprego em todo o país.

O presidente da Força Sindical no Estado, Cláudio Janta, explica que a redução da jornada de trabalho poderá significar a superação da crise de emprego pela qual o Brasil passa. “Os jovens brasileiros precisam de trabalho. Temos uma crise de emprego no Brasil e precisamos ir retirando os obstáculos que dificultam a geração de novos empregos”, disse.

A Força Sindical calcula que a redução da jornada de trabalho no Brasil poderá representar a geração de 2,5 milhões de novos empregos diretos. Para o Rio Grande do Sul, a estimativa é de 171 mil novos postos de emprego. E para a região da Fronteira Oeste seriam 5,6 mil novos empregos. “Para que isso ocorra é necessário que os deputados e senadores votem a favor da redução e a população precisa pressionar os seus representantes”, destacou Janta.

Além da redução da jornada de trabalho, a Força Sindical também olha com atenção para os municípios de fronteira. O presidente da Força Sindical fez a entrega ao vereador Rogério de Moraes (PSDB) de cópia de um projeto que foi encaminhado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), solicitando a criação de um fundo especial para investimentos em geração de renda e de empregos nos municípios das áreas de fronteira. Segundo Janta, as prefeituras poderiam utilizar os recursos do fundo para investimentos em infraestrutura e em frentes de trabalho.

O vereador Rogério de Moraes, proponente da audiência pública, destacou a mobilização realizada pela Força Sindical e elogiou a proposta da entidade encaminhada ao BNDES. “A cidade de Uruguaiana necessita de maior atenção do governo federal. Arrecadamos mais de R$ 1 bilhão no município e o retorno é muito pequeno”, disse. A audiência pública contou com as presenças de lideranças de vários sindicatos e do presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro), vereador Mário Augusto Teixeira.