Fomento a comércio exterior é assunto na Câmara

Projeto da ABTI e do SDAERGS para fomento a logística internacional e comércio exterior foi apresentado na Câmara Municipal de Uruguaiana. O presidente do Legislativo, vereador Carlos Delgado, e vereador Joalcei (Juca) Gonçalves, receberam dia 11 de janeiro de 2021 a diretora executiva da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, Gladis Vinci, e representante do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS, Fábio Ciocca.

A proposta destaca a importância de aprofundar as discussões na área, além do câmbio e da infraestrutura, para temas como estratégia para incentivar a pequena empresa a acessar o mercado internacional; incentivo ao desenvolvimento de sistemas mais inteligentes e programada tecnologia voltada a logística.

Entre as ações projetadas, está implantação de Conselho Municipal de Comércio Exterior; Unidade Policial de Patrulhamento Municipal; corredor seguro para veículo de carga e passageiros; laboratório; educação e pesquisa, e realização de eventos.

Durante as explanações foi salientado o potencial de Uruguaiana para liderar os avanços na área. “Nosso potencial é de pioneirismo e o Legislativo colaborará como puder para aplicar as sugestões do setor e sanar demandas expostas”, considera Delgado.