Festival Internacional de Teatro é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Uruguaiana
A Câmara de Uruguaiana aprovou projeto de lei que institui o Festival Internacional de Teatro da Companhia Clandestinos de Teatro como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. A matéria de autoria da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT) foi votada dia 14 de agosto de 2025.
Realizado anualmente desde 2017, o evento promove a difusão da arte teatral entre Brasil e Argentina, fortalecendo o desenvolvimento cultural e artístico na Fronteira Oeste. Em suas seis edições (2017 a 2024), o Cena Livre contou com a participação de grupos teatrais de países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru, além de companhias de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Goiás, e de várias cidades do Rio Grande do Sul.
O objetivo da proposta é preservar a memória e as práticas culturais associadas ao Festival, considerando sua relevância para a identidade cultural local; garantir sua continuidade, assegurando apoio governamental, financeiro e logístico; valorizar e divulgar o trabalho da Companhia Clandestinos de Teatro e dos artistas envolvidos; e incentivar a participação social, estimulando a comunidade a se integrar ativamente na realização do evento.
O projeto de lei prevê que o município poderá destinar recursos financeiros, conforme disponibilidade orçamentária, para garantir a realização do Festival; firmar parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar as atividades culturais oferecidas; e criar programas de incentivo à formação de novos artistas e à revelação de talentos teatrais, utilizando o evento como plataforma de visibilidade.
O diretor da Companhia, Douglas Pereira, fez uso da tribuna para destacar os desafios de realizar o Festival e a importância da valorização da arte. “Eu luto pela arte teatral há mais de 15 anos, porque foi a arte salvou minha vida. E a arte salvou a vida de muitos jovens que eu já ministrei, que hoje eu ministro e trabalham comigo. Ter esse reconhecimento mostra que ainda há muito a ser trilhado, ainda se tem muito a ser conquistado”, declarou.