Fase registra trabalho de ressocialização de adolescentes

As ações e as conquistas do centro de atendimento em semiliberdade, executado pela Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do RS – FASE, foram detalhadas na Câmara Municipal de Uruguaiana. Por proposição do vereador Carlos Delgado (Progressistas), o diretor Carlos Alvarim, e a pedagoga do centro, Vanessa Porto, utilizaram a tribuna livre no dia 2 de junho de 2022.

A unidade, localizada na Rua Quinze de Novembro, tem capacidade para receber até 10 adolescentes e atende oito municípios da região. A medida socioeducativa de semiliberdade tem como objetivo o encaminhamento para escola, para educação básica e cursos técnicos ou ensino superior; qualificação profissional; inserção no mercado de trabalho; promoção do retorno ao convívio em sociedade com responsabilidade; e conscientização acerca do cometimento de atos infracionais.

Temos 50% de adolescentes com a medida extinta, todos saíram encaminhados com trabalho. Isso é muito gratificante, por que é difícil conseguirmos espaço e oportunidade para que os adolescentes demonstrem que tem vontade de mudar”, afirmou Vanessa.

Na oportunidade foram relatadas as atividades solidárias e profissionalizantes desenvolvidas, como confecção de almofadas para pacientes com câncer; oficinas de costura, montagem e manutenção de computadores, massas e marcenaria.