Falta de Teste da Orelhinha e de fonoaudiólogo é denunciada em Comissão

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde recebeu nesta quarta-feira, dia 17, o relato de dificuldades no atendimento da Secretaria Municipal de Saúde para testes auditivos em crianças.

Esteve presente na reunião, Cristiane Ferreira, mãe de Benjamim (4 anos), por proposição do vereador Carlos Eduardo Alves (PMDB), descrevendo problemas no município para a realização do Teste da Orelhinha e de tratamento fonoaudiológico. Presidiu o encontro o vereador presidente da Comissão, Marcelo Lemos (PDT), acompanhado pelo vereador Ronnie Mello (PP) e Rafael Alves (PMDB).

Conforme apresentado, há situações constrangedoras para responsáveis que buscam o serviço como lista de espera de seis meses para atendimento, falta de informações na Secretaria e omissão para encaminhar corretamente tratamentos. Cristiane esclareceu que buscou sozinha, sem apoio da Secretaria por negativa das diversas tentativas de contato, os encaminhamentos pelo Sistema Único de Saúde. “Em Santa Maria fui informada da urgência e prioridade dado a este tipo de situação e que não havia fila de espera para a triagem auditiva para avaliação e diagnóstico”, afirmou.

Também apontou a importância da realização do Teste da Orelhinha que identifica perdas auditivas em bebês e de melhoria no atendimento na Secretaria de Saúde.