Executivo destaca projetos para análise da Câmara

Na reunião desta quinta-feira, dia 1º de julho de 2021, os vereadores receberam o prefeito, Ronnie Mello, para encaminhamento de projetos de lei importantes para saúde, segurança e desenvolvimento de Uruguaiana. As matérias foram protocoladas e serão encaminhadas para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal.

O principal deles é o PL nº 70/21 que institui o Plano Plurianual do Município para o período de 2022-2025. O PPA é instrumento de planejamento da gestão que define diretrizes, objetivos e metas financeiras com o propósito de viabilizar administração.

O PL 75/21 possibilita a aquisição de mamógrafo para o Hospital Santa Casa de Caridade. A proposição autoriza o município a repassar recursos financeiros, a título subvenção social, à instituição de R$ 715.000,00. O valor é proveniente do Fundo Municipal de Saúde, alocados do Orçamento Participativo, disposto também no PL nº 74/21.

O destaque da segurança refere-se ao PL nº 77/21 que autoriza o município a desafetar e doar área para instalação do Batalhão de Policiamento de Choque em Uruguaiana. O local onde era o antigo Cacau, deve ser doado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública para o funcionamento da unidade de segurança.

O Prefeito registrou os esforços das autoridades do Executivo e Legislativo para a conquista do Batalhão, que reforçará a estratégia de pronta resposta, com cobertura do policiamento de choque em toda a faixa da fronteira e intensificará operações especializadas para o combate às organizações criminosas.

Na ocasião, também foi apresentado o PL nº 76/21 na presença da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), representada por Gladys Vinci e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística da Fronteira Oeste (SETAL), representada por Eliane Maas.

A matéria foi indicada ao Poder Executivo em fevereiro pela Bancada Progressista na Câmara Municipal. A finalidade do órgão é desenvolver ação conjunta e coordenada entre o setor público e o privado, para zelar, fomentar e robustecer o desenvolvimento do Comércio Exterior e da Logística Internacional.