Evento trata das questões de fronteira e trânsito vicinal

Audiência pública foi realizada no dia 28 de setembro de 2022 na Câmara Municipal de Uruguaiana para debater trânsito vicinal e questões fronteiriças. Autoridades brasileiras e argentinas expuseram as preocupações e sugeriram ações para o Legislativo e os envolvidos pleitearem melhorias na área.

Entre o destacado, os problemas na trafegabilidade, o tratamento desigual para brasileiros pelos argentinos na aduana, as condições precárias da ponte internacional, a perda de negócios internacionais, e o regresso de algumas determinações, como a falta de carteira de trânsito vicinal e infraestrutura para trâmite de migração.

Os apontamentos do evento serão detalhados aos departamentos federais da Argentina e Brasil responsáveis pelas relações internacionais, de infraestrutura e de segurança. O pedido imediato de fortalecimento das equipes operacionais na aduana; manutenção da organização do fluxo implementado na última semana; e as propostas para alternativas ao veraneio serão salientadas.

No Poder Legislativo Municipal, a Frente Parlamentar do Porto Seco, formada em março, passa a abranger as questões de fronteira para estender os mecanismos e alcançar resultados práticos.

A audiência pública foi proposta pelos vereadores Zulma Ancinello, Marcelo Lemos e Carlos Delgado. Também participou dos trabalhos o vereador Celso Duarte e Paulo Kleinubing; Diplomata no Ministério das Relações Exteriores Chefe da Divisão de Argentina, Chile e Uruguai, Eduardo Pereira e Ferreira, e Primeiro Secretário, Ezequiel Gerd Chamorro Petersen; Cônsul do Brasil em Paso de Los Libres, Alessandro Segabinazzi; Cônsul da Argentina no Brasil, Ricardo Alberto Di Lelle; Vice-presidente do SDAERGS, Fabio Ciocca; Delegado da Polícia Federal, Fabricio Chedid Padilha; Presidente da OAB Subseção Uruguaiana/RS, Luciano Caetano Brites; eSecretário de Mobilidade Urbana,Irani Coelho Fernandes.