Evento sobre violência contra crianças, mulheres e idosos fica oficialmente instituído

O Ciclo de Debate sobre o Enfrentamento e Combate à Violência Contra Crianças, Mulheres e Idosos está instituído através da aprovação de projeto de lei, no dia 18 de maio de 2023.

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou o evento em agosto de 2022, por proposição do vereador Clemente Correa (PDT), que apresentou a matéria para consolidar o evento.

O objetivo é mobilizar a sociedade uruguaianense e o Poder Público para a implementação, o fortalecimento e a ampliação de ações, projetos e de iniciativas para o enfrentamento e o combate à violência contra crianças, mulheres e idosos.

Também promover o debate, incentivar a denúncia e propor políticas públicas voltadas à proteção, à saúde, à segurança, ao cuidado, à assistência e ao apoio às vítimas de violência.

A matéria estabelece a realização anual do evento, em agosto, na Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo e da Comissão de Serviços Municipais, Saúde e Segurança.

“Com essa ação evidenciamos o protagonismo da Casa Legislativa na promoção do debate sobre o tema, envolvemos a sociedade e viabilizamos planejar emendas no orçamento municipal, voltadas ao enfrentamento à violência às crianças, às mulheres e aos idosos”, considera Clemente.

Durante a manifestação o parlamentar apresentou dados estatísticos preocupantes. Por exemplo, uma parcela significativa das mulheres brasileiras, aproximadamente um terço, já vivenciou pelo menos uma vez na vida algum episódio de violência sexual. No ano de 2023, foram registradas 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes no país, sendo alarmante constatar que 89% desses casos foram cometidos por familiares. Além disso, a violência contra idosos apresentou um aumento de 97% no primeiro trimestre.