Estacionamento rotativo pago é debatido em audiência pública

A proposta de implantação de um Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Serp), na área central de Uruguaiana, foi debatida na noite da última quarta-feira (25/08/10), em audiência pública, no parlamento municipal. O projeto foi apresentado pelo atual secretário municipal de Governo, José Alberto Leal. O estacionamento rotativo pago deverá ser adotado na denominada área azul e serão cobrados três valores pelo estacionamento: R$0,50 por 30 minutos, R$ 1 por hora e R$ 2 por duas horas. O tempo máximo de permanência de cada veículo em cada vaga será de duas horas, sem direito a renovação do tempo.

O secretário Leal disse que não considera o projeto imutável e que cabe ainda o aperfeiçoamento da proposta. A proposta da prefeitura é criar 900 vagas rotativas na área azul que compreenderá as ruas centrais da cidade. O horário proposto é de 8h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira. Nos sábados, o horário do estacionamento rotativo seria de 8h30min às 14h.

O vereador José Clemente Corrêa (PT), membro da Comissão de Serviços Municipais e proponente da audiência pública, considerou o debate proveitoso para anotar sugestões da comunidade. Entre os encaminhamentos, foram sugeridos a alteração no horário de funcionamento do estacionamento rotativo, a possibilidade de renovação do estacionamento pago por mais de
duas horas, a implantação do estacionamento rotativo em apenas um lado de cada quarteirão, a cobrança de estacionamento para motocicletas e a pesquisa dos usuários, além de medidas de incentivo ao uso de bicicletas pela população, como criação de ciclovias e de um local para guardar bicicletas no centro.

A audiência pública contou com a presença de representantes da subseção da OAB, da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, de associações de moradores de bairros e dos vereadores. O projeto de lei está sendo analisado pela Comissão de Serviços Municipais e poderá sofrer emendas.