ESF 7 poderá levar o nome de “Doutor Jacob Jovchelovitch”

       As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que denomina “Doutor Jacob Jovchelovitch” a Estratégia de Saúde da Família n.º 07, localizada na União das Vilas. A proposição de autoria do vereador Egídio Carvalho (Progressistas) foi apresentada dia 25 de março de 2025.

       O homenageado, especialista em pediatria, nasceu em 8 de agosto de 1930, em Erechim, formou-se médico em dezembro de 1956. Titulou-se especialista em pediatria pela Associação Médica Brasileira, especialidade que amava e à qual dedicou toda a vida profissional, atualizando-se continuamente em cursos e congressos.

           Depois de formado atuou em diversas localidades do interior do Rio Grande do Sul. Estabeleceu-se em Uruguaiana, terra que amava profundamente e que adotou como sua, tendo sido muito bem acolhido por todos, em especial pela comunidade médica local, da qual manteve amigos pelo resto de sua vida.

         Em Uruguaiana dedicou-se a construir a enfermaria de pediatria da Santa Casa de Misericórdia e o novo hospital. Trabalhou no antigo Samsu, na Santa Casa, no Hospital Santo Antônio e em seu consultório particular, também professor de puericultura no Colégio Nossa Senhora do Horto, foi Presidente do Rotary Club dedicando-se em sua gestão a arrecadar fundos para a construção do novo hospital de Uruguaiana.

        “Mediante este histórico exemplar e toda a sua contribuição para a comunidade uruguaianense, trazemos essa reverência. Quem o conheceu viveu sua sabedoria, boa companhia e senso de humor único. Segundo a família, sabia apoiar, consolar, divertir e dizer a coisa certa e será sempre lembrado por pessoas de diversas gerações e localidades que guardam consigo suas múltiplas ações e lições de amor, humor e sabedoria”, registra o proponente do projeto.

          Egídio citou o título de “Amigo da Marinha”, recebido em 1974 pelo homenageado. Na ocasião, o comandante do 5º Distrito Naval ressaltou aquilo que sempre caracterizou sua prática médica: atendia igualmente, com a mesma atenção e dedicação, tanto os filhos do mais alto comandante quanto os do mais raso fuzileiro. Foi o pediatra dos mais ricos e dos mais pobres, aos quais sempre atendia sem jamais cobrar consulta e ainda os assistia fornecendo os medicamentos necessários.