Escritor uruguaianense recebe homenagem in memorian do Legislativo

Na semana que Uruguaiana completa 171 anos de Emancipação, a Câmara Municipal realizou homenagem in memorian ao escritor Galba de Paiva. No domingo, dia 28, durante o lançamento da reedição do livro “Folhas” o presidente da Casa, vereador Fernando Tarragó (PSD), concedeu Certificado de Reconhecimento à família do uruguaianense.

O historiador Colmar Duarte, por delegação do presidente da Câmara, usou a palavra em nome da Câmara Municipal para destacar a obra de Galba, explanar sobre o trabalho de resgate da história e das composições do escritor, também demonstrar a importância da cultura em Uruguaiana.

A neta de Galba, Maria Helena, manifestou-se em nome da família agradecendo a oportunidade e a lembrança do avô. “Estamos aqui, seis familiares vindos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, emocionados pelo reconhecimento de Uruguaiana com a importância de Galba para a história do município”, salientou. Galba nasceu em Uruguaiana, no dia 26 de setembro de 1893, foi poeta, jornalista, conferencista, promotor público. Teve como conterrâneos pertencentes aquela geração, Gonçalves Vianna e Alceu Wamosy, estando seu busto ao lado desses no “Recanto dos Poetas”, na Praça Barão do Rio Branco.

Prestigiaram o evento também os vereadores Elton da Rocha (PP), Zulma Ancinello (PRB) e Eric Lins (DEM). No encerramento da homenagem, poesias integrantes do livro foram recitadas pelos escritores Silvio Genro, Valeria Surreaux e Rafael Ovídio.

Assis Aymone
Assis Aymone disse:
15/07/2019 19h02
Muito boa homenagem, resgatar a história cultural da cidade é certeza de fortalecer a cidadania e a identidade local, com valores humanitários. Fico no aguardo da homenagem do maior rapsodo da América Latina, e tb poeta de Uruguaiana André Raffo Aymone.
Fraternal saudações
Comentários foram desativados.