Escola do Legislativo será implantada em Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana implementará a Escola do Legislativo voltado à aproximação com a comunidade e à qualificação de servidores.

               O projeto de Resolução da Mesa Diretora que cria a “Escola” foi aprovado na reunião desta terça-feira, dia 30 de maio. Entre os objetivos do projeto está possibilitar uma melhor compreensão das funções do Poder Legislativo; oferecer aos vereadores, servidores e estagiários suporte conceitual e treinamento para elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização; capacitar a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo e potencializar o debate político de temas de interesse da municipalidade.

          A Escola do Legislativo será composta pelas áreas de capacitação interna; formação de cidadania; e desenvolvimento institucional, cultura, integração e pesquisa. Está prevista a realização de atividades para o desenvolvimento do senso crítico e político e para a divulgação, entre os cidadãos uruguaianenses, do papel da Câmara Municipal e do vereador; a concessão de seminários, palestras e outros eventos voltados para a promoção de debate que objetivem a conscientização para a cidadania política; e o gerenciamento de acervo de livros da Biblioteca do Legislativo.

          O presidente da Câmara escolherá a direção da Escola entre os servidores de carreira pertencentes ao Quadro dos Cargos Efetivos. “Temos grandes expectativas na implantação da Escola para qualificar o atendimento ao público, além de ampliar a integração da Câmara com a comunidade e aprimorar o instituto da transparência e da democracia em Uruguaiana”, salientou o presidente, Fernando Tarragó (PSD).