Esclarecimentos sobre 1º URUCANTO

No dia 23 de novembro de 2011 foram aprovados requerimentos apresentados pelos vereadores Mauro Brum e José Clemente, solicitando documentos comprobatórios das despesas realizadas pelo governo municipal com a realização do 1º Festival Uruguaiana Canta o Rio Grande. O vereador Mauro solicitou a cópia do decreto que autoriza o evento e referenda o regulamento do festival, uma vez que não foi publicado na íntegra, contrariando o princípio da publicidade. Pelo vereador Clemente, foi pedido informação sobre o total da verba dispendida e cópia dos recibos de pagamentos efetuados.

Durante a discussão, foram levantadas questões como a falta de apoio do Poder Executivo à realização da Califórnia da Canção Nativa, que, por anos, vem difundindo o nome de Uruguaiana e fazendo história na música tradicionalista, bem como sobre a origem dos recursos aplicados.

O vereador Ronnie Mello, presidente da Câmara, dentre outros pontos, questionou a negativa do Município em criar o Conselho Municipal de Cultura, que é essencial para a captação de recursos junto a empresas e órgãos governamentais com incentivos criados através de normas federais como a LIC – Lei de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet e que poderia subsidiar a realização de inúmeros eventos culturais em nosso Município.