Enfrentamento à violência contra mulher é destaque

             No espaço da tribuna livre do dia 28 de março de 2024, os dados, as situações, as formas, a prevenção e o trabalho da rede de apoio à mulher vítima de violência doméstica familiar foram apresentados. A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Carolina Huber, explanou sobre o enfrentamento a esse tipo de violência, por requerimento da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos).

            Conforme exposto, a violência contra a mulher é toda ação que importe na lesão de direitos, causando-lhe dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico, ou, ainda, que atente contra sua vida. As formas de violência contra mulher são física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

          Também salientou a Lei Maria da Penha que criou mecanismos de proteção e responsabilidades aos órgãos públicos, colocando uma grande quantidade de serviços à disposição da mulher. Um dos mecanismos de proteção mais conhecidos é a Medida Protetiva de Urgência, que pode ser solicitada pela mulher em qualquer Delegacia de Polícia.

          “É importante lembrar que não devemos julgar a vítima, mas sim entendê-la e ajudá-la a sair da situação de violência. Toda mulher tem o direito de viver uma vida sem violência”, afirmou Carolina.

          No Rio Grande do Sul registrou 87 casos de feminicídio em 2023, representando redução de 21% em comparação ao ano anterior. Destes, 81,6% sem medidas protetivas vigentes na data do crime e 57,5% sem registro de ocorrência policial anterior ao fato.

            Em 2023, na Delegacia de Uruguaiana foram registradas 1444 ocorrências, 1039 procedimentos instaurados, 25 prisões preventivas e 18 mandados de busca e apreensão cumpridos. Em 2024, 335 ocorrências, 210 procedimentos instaurados, 7 prisões preventivas e 8 mandados de busca e apreensão cumpridos.

 Canais de denúncia:

Telefone (55) 3411-1125, ou na AV. Presidente Vargas, 3905.

Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher: Disponível 24h por dia em todo o país)

Disque 197: Plantão de Emergências da PC/RS.

DISQUE 181

Whats app: (51) 98444-0606