Em plenário, eles falaram…

Durante o período de comunicações na Câmara Municipal de Uruguaiana, na sessão desta terça-feira, dia 21 de agosto de 2012, os vereadores abordaram os seguintes assuntos: valorização do aeroporto, dia do maçom, vias públicas, Urcamp em Uruguaiana e transporte internacional.

AEROPORTO – O vereador Ronnie Mello (PP) registrou o envolvimento de colaboradores na realização de eventos beneficentes da Associação Esportiva Uruguaianense e da comunidade católica Nossa Senhora Conquistadora. O parlamentar também destacou a importância da valorização do aeroporto para o desenvolvimento do município. Esse assunto esteve em pauta durante a visita da senadora Ana Amélia Lemos que ingressou no parlamento nacional com projeto de lei para diferenciar as tarifas dos usuários dos aeroportos da fronteira.

DIA DO MAÇOM – Um dia após a comemoração pelo Dia do Maçom, dia 20, o vereador Valério Echeverria (PSDB) parabenizou participantes da comunidade maçônica. “Com seriedade e credibilidade estiveram presentes em todos os momentos de transformação da história mundial”, considerou o vereador.

BURACOS NAS RUAS – Na tribuna, o vereador Gilberto Risso (PMDB) reconheceu o trabalho positivo da empresa Foz do Brasil no intuito de tornar Uruguaiana um município em excelência no tratamento de água e esgoto, entretanto frisou a necessidade de recuperar as vias públicas danificadas pelas reformas. “Alguns bairros há três meses têm as ruas esburacadas, é preciso maior atenção para evitar esses transtornos”, destacou Risso.

URCAMP EM URUGUAIANA – O vereador Rogério de Moraes (PSDB) anunciou a possibilidade de realizar-se na Câmara Municipal de Uruguaiana audiência pública para discutir a instalação de uma extensão da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em Uruguaiana. De acordo com Rogério, o momento para a mobilização em prol desta causa é ideal, já que o Governo Federal autorizou universidades particulares a renegociarem dívidas para a concessão de bolsas de ensino. Entre os cursos solicitados estão Direito, Pedagogia e Administração.

TRANSPORTE INTERNACIONAL – A relevância do trânsito de veículos internacionais para Uruguaiana foi destacada pelo vereador Rafael Alves (PSDB), assim como a necessidade de criar maior apoio do poder público quanto à logística e sustentação do setor. O parlamentar sugere a implantação de uma secretaria municipal que trate especificamente de assuntos relacionados ao transporte internacional para dar suporte na área que mais gera empregos no município.

EXECUTIVO DETERMINA ASFALTO – Na tribuna, o vereador José Clemente Corrêa (PT) buscou esclarecer a população sobre as atribuições dos parlamentares, principalmente em ações para a infraestrutura do município. “Os integrantes do poder legislativo ou postulantes que afirmam ser responsáveis pela colocação de asfalto nas vias públicas estão faltando com a verdade”, considerou Clemente. A pavimentação no município é ação própria do Poder Executivo que a planeja. Cabe aos vereadores requerer, mas compete ao chefe do executivo determinar.

COMUNIDADE PARTICIPA – “Há ações que ajudam a melhorar a vida das pessoas, que não ficam à espera somente do poder público”, afirmou a vereadora Nerai Kaufmann (PSDB) ao fazer referência às atividades realizadas pela Igreja Nossa Senhora do Carmo e SOS Mulher. A parlamentar destacou o envolvimento do Frei Paulo na realização de eventos que arrecadam recursos para a comunidade e da presidente da instituição, Carla Guimarães, que trabalha com meninas em vulnerabilidade social e vítimas de abuso.