Em plenário, eles falaram…

Durante o período de comunicações na Câmara Municipal de Uruguaiana, na sessão desta quinta-feira, dia 1º de novembro de 2012, os vereadores abordaram os seguintes assuntos:

ROUBO DE CARGAS: O evento promovido no dia 31, pela Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI) sobre “Roubo de Cargas no Transporte Rodoviário Internacional” foi destacado pela vereador Ronnie Mello (PP). O assunto é culminante em Uruguaiana segundo o vereador que considerou a relevância do transporte internacional para a economia do município. “São necessárias políticas públicas que previnam estes crimes para incentivar esse setor”, afirmou.

LIXO NAS RUAS: O vereador Rafael Alves (PSDB) relatou na Tribuna a atitude de um cidadão que lhe conferiu indignação. O motorista de um carro teria passado por ele e jogado uma lata de cerveja na rua, poluindo as vias públicas sem respeito ao bem comum. O parlamentar considerou a importância da conscientização da população para a preservação do meio ambiente e conservação da limpeza das ruas. Rafael ainda cumprimentou a vitória de Eduardo Leite, prefeito eleito de Pelotas no segundo turno.

ROTATIVO: A mudança no trânsito de Uruguaiana em razão do inicio do funcionamento do estacionamento rotativo foi explorado pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB) no espaço da Tribuna Livre. Em seu pronunciamento, observou a quantidade de vagas de estacionamento nos lugares onde há faixa azul, cenário diferente para os munícipes. Relatou a participação do Poder Legislativo para a aprovação deste projeto que contou com a participação popular para sua complementação. “O objetivo de dar acesso a todos e abrir vagas de estacionamento está sendo cumprido. Ainda falta estrutura, entretanto é preciso ter paciência nesta medida que disciplina e beneficia a população”, considerou Rogério.

ROTATIVO II : O vereador José Clemente Corrêa (PT) relembrou o trabalho feito pelo Poder Legislativo para a implantação do estacionamento rotativo e observou que existem númeras reclamações quanto ao suporte administrativo para as pessoas que buscam atendimento, como a troca de moedas para o pagamento. Também a utilização apenas do lado esquerdo para a cobrança de taxas, como previsto em lei municipal definida com a participação popular na Câmara Municipal. Ainda destacou a dificuldade no controle do fluxo de carros estacionados e a forma como há fiscalização.

ROTATIVO III: A dificuldade em pagar a taxa do estacionamento foi relatada pelo vereador Mauro Brum (PP). Ainda a cobrança do lado esquerdo das vias e a troca de moedas ou aquisição do cartão foi levantada pelo parlamentar que manifestou apoio para que a Câmara Municipal busque medidas junto ao Poder Judiciário para resolver a situação.

PLANO DIRETOR: O vereador Gilberto Risso (PMDB) demonstrou preocupação com o planejamento do município. Segundo ele, a Câmara ainda não recebeu o Plano Diretor que determina por exemplo, investimentos em saneamento básico e vias públicas. “Precisamos saber que cidade nós queremos. Uruguaiana precisa se planejar, inclusive para dar condições para a geração de emprego e renda”, afirmou.

UNIVERSIDADE ADULTO MAIOR: O encontro realizado com os alunos da Universidade Adulto Maior foi referenciado pela vereadora Nerai Kaufmann (PSDB). “Foi um momento feliz, porque pude estar reunida com pessoas que tem muito a nos ensinar”, afirmou a parlamentar elogiando o trabalho realizado no Colégio União. Na pauta esteve a ascensão da mulheres na sociedade, no trabalho e na política.