Em plenário, eles falaram…

Confira os assuntos abordados no período de comunicações da sessão ordinária desta terça-feira, dia 18 de junho de 2013.

Na tribuna do Legislativo, o vereador Rafael Alves (PSDB) citou a implantação de centro de cardiologia na cidade de Caxias do Sul. Comparativamente, fez referência à situação preocupante de Uruguaiana, que possui toda a estrutura do serviço, com qualidade, sem funcionamento há dois anos de sua implantação. Num segundo momento, manifestou-se sobre o protesto popular que está ocorrendo em todo o país. O vereador Rafael disse que a Câmara Municipal deve apoiar o movimento que, mesmo apartidário e sem outra vinculação política, merece a adesão daqueles que se levantam contra os problemas do país, contra a corrupção e as ilicitudes dos atos de governo federal e estadual, como a falta de repasse dos percentuais obrigatórios para a saúde, a manutenção dos postos de pedágio, dentre outros problemas.

Pelo vereador Egídio de Carvalho (PSDB), foi trazida a notícia de que brevemente melhorias estarão sendo feitas nas ruas Salgado Filho e Adir Máscia, paralelas à Avenida Pinheiro Machado. A partir da recente aquisição de maquinários, o secretário Municipal de Obras, Paulo José dos Santos, confirmou para o parlamentar que tão logo sejam liberadas as ruas do trabalho realizado pela Foz, será providenciada a recuperação do asfalto, sanando o problema com o intenso tráfego gerado pela mão única implantada na Avenida Pinheiro Machado. O vereador Egídio também citou os reflexos do processo de recontratualização do município de Uruguaiana que já resultou no pagamento de salários atrasados dos servidores da Santa Casa de Caridade.

O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, em rede nacional, foi trazido a plenário pelo vereador Irani Coelho Fernandes (PP), que entendeu as manifestações populares como demonstração positiva de democracia, discordando da depredação e da insegurança acarretada por baderneiros e a consequente e necessária intervenção policial. O vereador trouxe os fatos à realidade de Uruguaiana, citando problemas como a precariedade do transporte coletivo e do atendimento na saúde pública, como dignos de contestação pela comunidade, desde que pacificamente.

A inauguração das novas dependências da Justiça Federal na Esplanada da Justiça foi registrada em plenário, pelo vereador Ronnie Mello (PP), que esteve representando o Poder Legislativo no evento. Ainda na tribuna, referiu-se à visita realizada à reitora da URCAMP, em Bagé, que afirmou a manutenção do interesse em implantar a universidade em Uruguaiana, estando pendente de autorização do Ministro Aloísio Mercadante. Sobre a retirada abrupta das horas extras pagas aos guardas municipais, o vereador Ronnie manifestou seu apoio aos servidores municipais, citando requerimento de sua autoria que questiona a falta de planejamento da Prefeitura Municipal e a real necessidade de manter o ato do governo. O parlamentar também demonstrou seu apoio ao manifesto pacífico da população brasileira, citando a segurança pública, a saúde, a cultura, a educação e outros temas como pontos a serem contestados na manifestação que está sendo organizada para o próximo sábado na Praça Barão do Rio Branco.

Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Lemos (PDT) realizou prestação de contas do primeiro semestre de seu mandato parlamentar. Falou dos requerimentos encaminhados, projetos apresentados e sua atuação nas sete comissões técnicas do Poder Legislativo. Citou também ações em prol de projetos como a gestão junto ao governo estadual da implantação do balada segura, a inclusão do jogo de xadrez no currículo escolar, além da alteração da Lei Orgânica visando a implantação de turno escolar integral em escolas municipais. O parlamentar pedetista firmou seu posicionamento sobre o governo municipal, que, inicialmente era de neutralidade e, hoje, é de oposição, motivado pelo que qualifica de desmandos, atos negligentes e decisões autoritárias do governante do Município.