Dia Mundial da Luta contra o Lúpus é celebrado na Câmara Municipal

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 10, presidida pelo vereador João Adalberto da Rosa e Silva (PP), fez uso de Tribuna Livre o especialista em Lúpus da região, o médico Tomé Gustavo Marques de Souza. A oportunidade requerida pelo vereador Irani Fernandes (PP) possibilitou a explanação sobre o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, celebrado hoje. LEIA MAIS...

                  Lúpus é uma doença autoimune, quando o corpo produz anticorpos contra si, que afeta pele, articulações, rins, cérebro e demais órgãos. É caracterizada pela desregulação do sistema imunológico e considerada uma das patologias mais complexas. O proponente, vereador Irani, destacou a importância de realizar ações de conhecimento sobre assuntos como o Lúpus ainda tratados como tabu pela sociedade. Também registrou a aprovação na Câmara Municipal do Projeto de Lei que institui essa como a Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus e a tramitação no Senado de projeto de lei que beneficia pessoas em tratamento.

                  O médico, que trabalha há 10 anos na área, esclareceu dúvidas sobre causas, sintomas, diagnósticos e tratamento.

-Causas: são desconhecidas, entretanto acredita-se que hajam condições desencadeadoras da patologia como: genética, hormônios e fatores ambientais.

- Sintomas: os mais comuns são fadiga, cansaço, desânimo, febre, linfadenomegalia e cefaleia.

- Diagnóstico: dá-se a partir dos sintomas clínicos e realização de exames laboratoriais.

- Tratamento: Existem medidas preventivas a serem tomadas pelos pacientes como: uso do protetor solar e dieta restrita em açúcar e gordura, além do uso de remédios.