Dia da Consciência da Síndrome de Down é registrado na Câmara
A Câmara Municipal de Uruguaiana contou com a APAE Uruguaiana na reunião desta terça-feira, em participação alusiva ao Dia da Consciência da Síndrome de Down. A Lei Municipal n.º 4.347/2014 estabelece a data em âmbito municipal em 21 de março de 2025.
No espaço da tribuna, a Escola de Educação Especial Recanto Amigo, mantida pela APAE, esteve representada pela diretora Cecília Ribeiro Albuquerque e a coordenadora pedagógica Sheila Fagundes, acompanhadas de membros da equipe diretiva e de estudante da APAE.
A coordenadora da escola destacou a importância da data para a conscientização, valorização da pessoa com deficiência e a luta contra o capacitismo. Durante o pronunciamento, foi reforçada a necessidade da implementação de políticas públicas inclusivas e o fortalecimento do acesso à educação de qualidade, respeitando as individualidades e potencialidades das pessoas com Síndrome de Down.
“Cada indivíduo é único, com habilidades, sonhos e muito a oferecer à sociedade. Precisamos garantir também apoio às famílias, com recursos, informações e redes de suporte”, destacou.
As representantes da instituição agradeceram à Câmara pela oportunidade e visibilidade dada à causa, e reforçou o convite para que os vereadores conheçam o trabalho desenvolvido pela Escola junto aos alunos com deficiência intelectual, física e psicomotora.
