Detalhamento do Plano de Mobilidade Urbana é apresentado na Câmara

O processo em construção do Plano de Mobilidade Urbana de Uruguaiana foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 19 de maio de 2015. Na oportunidade, por solicitação do vereador Rafael Alves (SDD), o representante da empresa responsável pela elaboração do Plano, Francisco Hörbe, descreveu as etapas do desenvolvimento e os objetivos a serem cumpridos pela instituição especializada na coordenação de serviços técnicos de engenharia e consultoria.

Durante a explanação, foi frisado como diretriz para construção do Plano, a Lei que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o exige para obtenção de recursos Federais revertidos em investimentos na área. Também apresentados os pontos usados como balizadores para elaboração do Plano de Uruguaiana que buscam melhorias do fluxo de deslocamento da cidade, compreendendo linhas de ônibus, taxis, ciclistas motos, carroças e demais meios de mobilidade de transporte ou de pessoas.

A execução do Plano contempla seis etapas: planejamento; levantamento de campo; apresentação da pesquisa; Plano de Mobilidade Urbana; institucionalização do Plano e relatório final, previsto para o próximo dezembro. Hörbe destacou o envolvimento da população no desenvolvimento do Plano, com a possibilidade de participação nas audiências públicas promovidas e na pesquisa de coleta de dados sobre a mobilidade da cidade.

A partir de quinta-feira, dia 21, será iniciada a pesquisa de campo com entrevistas domiciliares feitas aos moradores de Uruguaiana que visa mapear o perfil da mobilidade urbana através das informações dos deslocamentos realizados pela população e da capacidade de movimentação na cidade e nos serviços prestados.

O Plano deverá ser encaminhado para apreciação dos vereadores, cuja aprovação possibilita a abertura de processos licitatórios para a execução de obras e de serviços de melhorias à mobilidade.