Desbloqueio do acesso pela Vasco Alves volta à discussão
Diversas lideranças públicas e entidades representativas reuniram-se no dia 21 de janeiro de 2025 para debater a reabertura do acesso da Ponte Internacional para região central de Uruguaiana pela Rua Vasco Alves. A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve representada pelo presidente, vereador Juca Gonçalves (Progressistas).
Fechada desde 2019 por determinação da Polícia Rodoviária Federal, a via foi bloqueada com o objetivo de reforçar a segurança e combater crimes como o tráfico de drogas. Contudo, a interrupção do trânsito fronteiriço pela Vasco Alves gerou impacto no comércio local, dificultando o acesso ao centro da cidade para turistas argentinos, além do fluxo para a rodovia que contorna a cidade. Esta medida também prejudica o morador fronteiriço.
Desde então, ações para reverter o fechamento incluem protestos em 2020 e pleitos apresentados em reuniões, como na Frente Parlamentar de Desenvolvimento em 2023. Na reunião, os participantes ressaltaram a importância de diálogo entre o Poder Executivo e as forças de segurança federal para viabilizar a reabertura com as adequações necessárias na infraestrutura da via.
Na reunião, destacou-se a necessidade das tratativas entre Poder Executivo e forças da segurança federal para viabilizar a demanda. A proposta de abertura da via será encaminhados às autoridades federais competentes, buscando avançar nas negociações e implementar melhorias na infraestrutura.
“Precisamos permanecer unidos nesse propósito, conscientes dos desafios para melhoria na infraestrutura, mas também de que alternativas viáveis podem e devem ser planejadas em parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada. O Poder Legislativo, como sempre, estará presente, cumprindo seu papel”, afirma Juca.
