Desaparecimento de pessoas é tratado na Câmara

A cartilha de prevenção e orientação sobre o desaparecimento de pessoas foi apresentada na Câmara Municipal de Uruguaiana. Na sexta-feira, dia 28 de março de 2014, por solicitação do vereador Irani Fernandes, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas da Assembleia Legislativa lançou a campanha na fronteira oeste destacando a região como rota de tráfico de pessoas.

Na ocasião, foram relatados casos de vítimas e explanada a preocupação com os índices de registros de desaparecimento. De acordo com as informações da cartilha, o Governo Federal estima que 50 mil crianças e adolescentes desaparecem todo o ano. No Rio Grande do Sul, nos últimos 10 anos, foram cadastradas mais de 80 mil ocorrências e cerca de 66 localizações.

Entre as principais causas de desaparecimento apresentadas pelo coordenador da Frente Parlamentar, Aldacir Oliboni, está ligada ao tráfico internacional e nacional com o objetivo da exploração sexual, trabalho escravo ou análogo à escravidão e venda de órgãos, a fuga do lar devido a abusos sexuais e situações de violência no âmbito familiar e problemas de saúde mental.

A Frente Parlamentar atuará na conscientização social, na proteção e na assistência às vítimas e no enfrentamento das redes criminosas. Em Uruguaiana, serão realizadas campanhas nas escolas e na Universidade Federal do Pampa sobre o tema.

Em caso de desaparecimento, é recomendada a denúncia ao 190 imediatamente, a realização de boletim de ocorrência do desaparecimento (não é preciso esperar 24h) e que seja descrita a situação em que ocorreu o desaparecimento e a aparência da pessoa com calma, fornecendo sempre o máximo de detalhes como fotos e documentos do desaparecido.

O presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello, participou do lançamento e segundo ele está na hora de existir em todas as esferas integradas da polícia um trabalho de inteligência específico para tratar desse assunto.