Desafios de profissionais do direito na pandemia são registrados

Na semana de celebração do Dia do Advogado, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no dia 10 de agosto de 2021. O presidente Subsecção Uruguaiana, Mauricio Blanco, explanou sobre os desafios da categoria no período de pandemia por proposição do vereador Celso Duarte (Progressistas).

Durante a manifestação foi registrado que nove advogados e 29 familiares faleceram em decorrência do COVID-19, além de vários internados e com complicações do vírus. “A advocacia não parou. Somos atividade essencial na administração da justiça e, além dos riscos da pandemia, enfrentamos as agruras da atividade do judiciário. A Justiça Estadual ainda não digitalizou processos físicos, que são cerca de 80% da demanda, assim estão parados há um ano e meio”, afirmou Blanco.

Também foram elencados problemas no sistema judiciário como falta de gestão, de transparência, de fiscalização, de prestação de contas e estrutura.