Demandas da Frente de Desenvolvimento são encaminhadas na capital

Nos dias 3 e 4 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana cumpriu agenda com lideranças políticas e administrativas estaduais para levar encaminhamentos da Frente Parlamentar de Desenvolvimento de Uruguaiana em diversas áreas.

A cópia da ata da última reunião da Frente, que tratou sobre saúde, foi entregue na Secretaria Estadual da Saúde, à coordenadora do gabinete, Lisete Alberto, pontuando a desproporcionalidade dos investimentos de contrapartida do estado em relação ao SUS. Na oportunidade, foi dado destaque ao pedido de flexibilização à Uruguaiana, no encaminhamento do Tratamento Fora Domicílio para atendimentos em Porto Alegre, pois com a implementação do sistema GERCON as consultas são marcadas sem tempo hábil para deslocamento. Também solicitou-se atenção a implantação do serviço de referência em oftalmologia na cidade, assunto articulado entre os secretários de saúde da Fronteira Oeste.

Hospital Regional Federal

Foram entregues ofícios demonstrando a importância de criação de Hospital Regional e Hospital-Ensino na Fronteira Oeste para o serviço público de saúde. O trâmite para certificação da Universidade Federal do Pampa no serviço foi reforçado e solicitado apoio à Secretaria Estadual da Saúde, ao líder do governo estadual na Assembleia, Deputado Frederico Antunes, e ao líder da bancada do PT e da Federação Partidária Brasil da Esperança, Deputado Luiz Fernando Mainardi, com cópia dos ofícios direcionados ao Presidente da República e ministérios da Educação, Saúde e Relações Exteriores.

Educação

Na Secretaria Estadual de Educação, o presidente, vereador Juca, foi recebido pelo Secretário Adjunto de Infraestrutura e Serviços Escolar, Rômulo Saraiva, e equipe técnica. Na pauta, o cronograma de obras para educandários com a estrutura deficitária das escolas estaduais de Uruguaiana e a possibilidade de cedências de áreas ociosas próximas as escolas, para revitalização e construção de espaços de lazer para a comunidade. O Secretário afirmou que verificará a avaliação técnica das situações apresentadas.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

O trabalho e as propostas da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento de Uruguaiana foram apresentados ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann. Entre os assuntos esteve o programa Pavimenta RS e o pedido de colaboração de assessoria técnica da secretaria estadual para a Frente, com relação a editais e encaminhamentos.

Na Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, com o secretário Fabrício Guazzelli Peruchin, foi solicitada agilidade do governo para assinatura de escrituras da COHAB,que encontram-se engessadas por falta de preposto e apoio para obras do loteamento Olavo Rodrigues. O Secretário garantiu atenção ao assunto e vinda à Uruguaiana.