Delegacia de Atendimento à Mulher apresenta resultados

Os resultados conquistados em dois meses da implantação da Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher em Uruguaiana foram apresentados na sessão ordinária desta terça-feira, dia 9 de setembro de 2014. A delegada Caroline Bortolotti utilizou o espaço da Tribuna Livre por proposição da vereadora Jussara Osório para explanar sobre as atividades realizadas para coibir a violência doméstica no âmbito de suas relações familiares.

De acordo com os dados expostos, 405 ocorrências foram registradas nestes 60 dias, correspondendo à média de 6,6% diárias de ocorrências de mulheres que sofreram alguma violência no âmbito familiar. Há 341 procedimentos de investigação e foram cumpridos sete mandados de prisão.

Existem cerca de dois mil inquéritos em andamento nessa esfera, que conta efetivo de cinco policiais civis e quatro agentes policiais, trabalhando no combate e na sanção dos casos. Entre o destacado esteve a influência do consumo de drogas e de álcool na efetivação da violência, além da maior incidência de lesões corporais contra as mulheres.

Na ocasião, a delegada agradeceu aos que colaboram para a implantação da Delegacia, entre eles os poderes Executivo e Judiciário, Conselho de Execução Penal e Consepro. Ainda salientou a importância das diversas instituições que compõe o Poder Público para a geração de bons resultados, entre elas, Polícia Civil, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Defensoria Pública, Brigada Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Instituto Geral de Perícia e Susepe.

“O primeiro passo é romper o silêncio”, considerou a delegada sobre a importância da denúncia e do enfrentamento do problema. “Ainda precisamos aprimorar o acompanhamento social e psicológico, também implementar um abrigo para acolher as violentadas”, afirmou.