Deficiências ocultas terá semana para conscientização e orientações

A Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre as deficiências ocultas e as patologias fica instituída em Uruguaiana através de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.

A proposição da vereadora Marcia Fumagalli (Republicanos) foi votada no dia 18 de abril de 2024.
       As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato. É o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras.
       A primeira semana do mês de dezembro, tendo início dia 1º e término dia 5, será destinada para as atividades. Conforme o projeto, o Poder Executivo poderá promover alerta aos cuidados sobre as doenças que fazem parte do rol de patologias ocultas, palestras, cursos e eventos educativos.
     “Há uma gama de direitos garantidos pelas pessoas com deficiências ocultas, sendo fundamental o amplo conhecimento de todos, desde os beneficiários até empresas e instituições públicas. Também conscientizar a sociedade sobre diagnóstico e cuidados” esclarece Marcia.