Defesa de mulher vítima de violência doméstica é pauta na Câmara

        A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher utilizou o espaço da tribuna livre na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana do dia de março de 2025. Por proposição da vereadora Márcia Fumagalli (Republicanos), a delegada Carolina Huber falou sobre os desafios no enfrentamento à violência contra mulher.

        “A violência doméstica não é um crime isolado. Ela reflete uma questão estrutural que envolve relações de poder, desigualdade de gênero e uma cultura que, infelizmente, ainda naturaliza comportamentos agressivos, machistas e violentos dentro do ambiente familiar. Apesar dos avanços, sabemos que os desafios são muitos”, destacou a delegada.

    Carolina enfatizou que a violência doméstica é um problema multifacetado, exigindo uma resposta coordenada entre diferentes setores da sociedade, incluindo segurança pública, saúde, assistência social, educação e o sistema legislativo. Além da prisão de agressores, a DEAM atua no acolhimento das vítimas e na promoção da autonomia das mulheres, encaminhando-as para serviços especializados, como o Centro de Referência no Atendimento à Mulher, que oferece suporte psicológico, jurídico e assistencial.

     Durante sua fala, a delegada ressaltou a importância do apoio da Câmara Municipal na aprovação de projetos de lei voltados ao combate à violência de gênero. “A atuação de vocês fortalece ainda mais a rede de proteção e nos dá o suporte necessário para agir de forma cada vez mais eficaz”, afirmou.

      Ela também mencionou o esforço conjunto de autoridades e representantes da sociedade em iniciativas como a construção da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, cuja inauguração ocorrerá em breve.