Datas alusivas à proteção, adoção e bem-estar animal são propostas
A proposta, de autoria do vereador Paulo Kleinubing (Podemos), foi apresentada no dia 17 de junho de 2025.
A finalidade é promover a conscientização, valorização e fortalecimento das ações de proteção e bem-estar animal em Uruguaiana. “Reconhecer e valorizar o trabalho dos protetores independentes é imprescindível para estimular a continuidade de suas ações de resgate, cuidado e proteção dos animais em situação de vulnerabilidade”, justifica Kleinubing.
A matéria institui o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais e o Dia Municipal do Protetor Independente de Animais em Uruguaiana, a serem comemorados, anualmente, no dia 04 de outubro, em homenagem a São Francisco de Assis, santo protetor dos animais.
O projeto também cria a “Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais”, a ser comemorada anualmente na mesma semana. Nesse período, deverão acontecer ações de divulgação em escolas, órgãos e espaços públicos, através de feiras de adoções, palestras, materiais gráficos educativos, tais como folders, cartazes, panfletos, que em especial serão junto à comunidade das Escolas Municipais.
Durante a programação, os serviços desenvolvidos pelos protetores dos animais deverão ser reconhecidos como de utilidade pública, destacando suas ações de cuidado, conscientização, proteção e resgate de animais em situação de vulnerabilidade. Será considerado “Protetor Independente de Animais” toda pessoa física ou entidade sem fins lucrativos que, de forma gratuita, desenvolva essas atividades há mais de dois anos.
Conforme o projeto, a instituição dessas datas visa, ainda, promover campanhas educativas, ações de sensibilização e mobilizações sociais que contribuam para a mudança de paradigmas culturais, fomentando uma cultura de respeito, responsabilidade e proteção aos animais.