Data sobre câncer de colo de útero é analisada na Câmara

A proposição foi apresentada dia 9 de fevereiro de 2021 pela autora vereadora Zulma Ancinello (Republicanos). A matéria estabelece no calendário oficial a realização anual da semana na quarta semana de março, também o dia 26 de março como Dia Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo do Útero.

No momento deverá ser realizada reunião especial no Poder Legislativo para fomentar o debate sobre a doença, tratamento e outros aspectos correlativos; também promoção de atividades pela Secretaria Municipal de Saúde como palestras, seminários e workshops.

“Muitas vezes o diagnóstico é tardio e os índices são preocupantes já que câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais comum nas mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)”, salientou a vereadora Zulma sobre a proposta da doença ser uma das prioridades na agenda da saúde.

Informações sobre câncer de colo de útero do INCA

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Detecção precoce

Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. A doença é silenciosa em seu início e sinais e sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas da doença. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento) mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou).

Mais no link: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero