Cultura tradicionalista no currículo é analisada pela Câmara

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que inclui a cultura tradicionalista no currículo das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino. A matéria foi encaminhada pelo Poder Executivo a partir de indicação, datada de fevereiro, do vereador José Carlos Zaccaro.

Na reunião do dia 12 de agosto de 2021, representantes da 4ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) acompanharam a apresentação do PL. Entre os objetivos da proposta está incluir a cultura e costumes do nosso Estado aos conteúdos do Ensino Fundamental, por meio da oferta de conteúdos ligados à história, geografia, literatura, artes, folclore, esporte e sociologia e objetivando a consolidação desses conhecimentos na educação.

A proposta foi submetida à avaliação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com plena aceitação e o consequente aval da Administração Municipal. Caso aprovada, a Lei terá efeitos a partir do ano letivo de 2022.

“Acredito que o incentivo e o despertar da participação das crianças e jovens no meio tradicionalista deva ser incentivado no período escolar. A ideia é propiciar o espírito e o orgulho em ser gaúcho e fomentar o envolvimento direto com a família dentro da escola, a partir do desenvolvimento de várias habilidades com artesanato, culinária, dança, canto, literatura, entre outras”, salientou Zaccaro.