Cultura hip-hop em destaque na tribuna

          A valorização da cultura urbana e do movimento hip-hop foram destaque no espaço da tribuna livre do dia 23 de setembro de 2025.

       Por proposição do vereador Luis Fernando Braite (PDT), esteve presente o coordenador-geral da Nação Hip-Hop e agente territorial de cultura do Ministério da Cultura, Luciano Ordai.

         O projeto Hip-Hop nas Escolas leva arte e educação a alunos da rede pública de Uruguaiana, com destaque para instituições de ensino localizadas nas periferias da cidade. Desde 2013, que já alcançou cerca de 50 mil jovens da rede pública e também da FASE.

        A iniciativa promove palestras e oficinas baseadas nos elementos da cultura hip-hop, oferecendo momentos de reflexão, diversão e formação cidadã, especialmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

       O trabalho é realizado de forma voluntária por Luciano Ordai, Will Negrão e, mais recentemente, pelo DJ PC. As ações buscam utilizar a arte-educação como ferramenta de inclusão e transformação social, valorizando o grafite, o break e a música como instrumentos pedagógicos capazes de estimular autoestima, criatividade e novas perspectivas de futuro.

         Durante sua fala, Ordai destacou a importância do reconhecimento do hip-hop como patrimônio cultural e imaterial do município, a exemplo da lei que já instituiu a Semana Municipal da Cultura Hip-Hop e o Dia Municipal do Hip-Hop, celebrado em 12 de novembro.