Cultura em destaque na Câmara

Em apreciação na sessão ordinária de hoje, dia 22 de dezembro de 2014, estiveram em análise e votação projetos de incentivo à cultura em Uruguaiana. Além do Sistema Municipal de Cultura, foram autorizados os convênios com a Sociedade de Uruguaiana Pró-Arte e Cultura e com a Fundação Cultural Gaúcha (MTG).

O primeiro trata-se de auxílio financeiro para custear despesas da criação e manutenção do Balé Municipal, especialmente ligado à cultura sul-riograndense, através da dança folclórica e da música. O Balé Municipal atuará como escola de formação de bailarinos, acompanhada por pedagogos, com aulas práticas e teóricas da arte da dança, ministradas gratuitamente aos componentes do elenco, os quais receberão, ao final do curso, certificados reconhecidos pelos órgãos oficiais de ensino.

A realização do 63º Congresso Estadual de Tradicionalismo será promovido pelo MTG com auxílio financeiro do Poder Executivo de cerca de 40 mil reais. O evento alusivo aos 150 anos da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança acontece nos dias 9, 10 e 11 de janeiro de 2015, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Para liberação dos recursos dotado na Secretaria de Cultura, a Fundação deverá apresentar ao município e ao Conselho Municipal de Cultura o cronograma de desembolso financeiro desses recursos.