Criação de casa de acolhimento para idosos é indicada

Medidas para providencia a criação de uma casa pública de acolhimento para idosos em situação de risco serão solicitadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

A sugestão da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) foi apresentada no dia 27 de junho de 2023.

Conforme a proponente, a finalidade é atender uma parcela da população que muitas vezes, estando com a idade avançada e sem condição de se autossustentar, vivem abandonadas. Nesse sentido, a construção de um espaço para abrigá-los fará com que eles possam viver com maior qualidade de vida.

Trata-se da instituição de programa específico para esse atendimento por meio da criação de um local para o adequado acolhimento, considerando o Estatuto do Idoso que estabeleça ao estado e da sociedade a obrigação de assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.