Criação de “Cachorródromo” é aprovada

Projeto de lei que cria o programa “Cachorródromo - espaço público para cães” em Uruguaiana foi aprovado pela Câmara Municipal.

A proposta do vereador Egídio Carvalho (PP) foi votada na reunião do dia 8 de novembro de 2022.

“Cachorródromo” é uma área cercada, destinada ao lazer de cachorros e seus donos, com ou sem equipamentos de recreação específicos para tais atividades. Nele é permitido o trânsito de cães sem a utilização de guia da coleira, desde que hajam condições seguras para a circulação dos animais e não haja riscos à segurança das pessoas.

“Tratamos do bem estar animal; do incentivo para que pessoas saiam de suas residências e utilizem os espaços públicos de nossa cidade; de lazer e recreação entre humanos e seus cães, objetivos diretamente ligados à saúde e à qualidade de vida”, afirma Egídio.

A instalação do espaço em áreas públicas ou privadas deverá ser mediante avaliação e parecer técnico da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar. Os locais também preveem promoção de eventos para incentivar a adoção responsável de animais; e parcerias entre Poder Público e iniciativa privada.

Serão proibidas a entrada e a permanência de animais mordedores viciosos; perigosos; no período do cio; portadores de moléstias infectocontagiosas; e que não estejam em plenas condições de saúde e que não estejam devidamente vacinados.