CPI sobre privilégios de pagamento no Executivo apresenta relatório final

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 8, foi concluído o trabalho a Comissão Parlamentar de Inquérito formada para averiguar o pagamento privilegiado do Poder Executivo a empresas com a apresentação do relatório final.

A CPI proposta pelo vereador Rafael Alves (PMDB), relator do documento conclusivo, foi presidida pelo vereador Irani Fernandes (PP) e composta também pelos vereadores Egídio Carvalho (REDE), Fernando Tarragó (PSD) e Marcelo Lemos (PDT). O relatório produzido tendo a série de sete oitivas realizadas e intensa análise documental será encaminhado ao Ministério Público Federal, Procuradoria da República no Município, ao Tribunal de Contas de Estado do RS, ao Sindicato dos Servidores Municipais e à Prefeitura de Uruguaiana para providências.

De acordo com a relatoria do vereador Rafael Alves, foi verificado que a ordem de pagamento às empresas prestadoras de serviço para a prefeitura, a partir de 2013, ficou a critério do Prefeito, Luiz Augusto Schneider, que priorizou determinadas entidades sem levar em conta a ordem cronológica de pagamento. Ao agir desta forma, considera o parlamentar, houve enormes prejuízos às empresas em desvantagem, inclusive fechamento, por decisão unilateral do chefe do Executivo.

Essa Comissão encerra o seu trabalho com a certeza que seus membros buscaram ao máximo esclarecer a verdade em relação ao fato e declara evidente que houve privilégio de pagamento para determinadas empresas”, afirmou no relatório o vereador Rafael.