Cortes de verbas da UNIPAMPA será pauta em Comissão

A Câmara Municipal de Uruguaiana tratará na Comissão de Serviços Municipais, Saúde e Educação sobre o anunciado corte de mais de 3 milhões de reais do orçamento da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

No dia 9 de dezembro de 2022, o presidente da Comissão, vereador Clemente Correa, registrou o acompanhamento da manifestação de estudantes e professores do campus Uruguaiana na Praça Barão do Rio Branco.

Na oportunidade, foram detalhados os prejuízos à comunidade acadêmica e à produção científica acarretados causados pelo corte. A ação do Governo Federal impacta bolsas de pesquisa, bolsas de assistência estudantil, bolsas acadêmicas, custeio de atividades voltadas ao funcionamento da Universidade, também a inviabilidade de estudantes arcarem com os custos, até mesmo de transporte coletivo.

A Comissão realizará reunião extraordinária no dia 14 de dezembro, às 9h30mim, para tratar do tema com solicitação de participação da direção, professores e estudantes, e mobilização da sociedade em defesa da Universidade.