Coordenadora da Saúde fala sobre UTI pediátrica na região para Comissão de Serviços

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde promoveu nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, reunião com a Coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Heili Temp. Na pauta, esteve o pleito pela implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica na região.

Estiveram presentes o presidente da Comissão, vereador José Clemente Corrêa (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, Fernando Tarragó (PSD), e os vereadores Elton da Rocha (PP), Suzana Alves (PRB), Vilson Brites (PMDB), Zulma Ancinello (PRB) e Mano Gás (PSDB).

No primeiro momento, o vereador Clemente relatou o trabalho da Comissão diante do interesse manifestado do município de São Gabriel pela abertura da referida UTI. Ações voltadas a obtenção de subsídios para a demanda junto ao Hospital Santa Casa de Caridade e autoridades da área. "Os recursos financeiros são o principal problema, associado aos recursos humanos. Não há verba pública neste momento", destacou.

A Coordenadora esclareceu a participação como representante do Estado em evento que tratava do assunto em São Gabriel e foi debatida a parceria entre os municípios da região para a UTI. Também destacou os protocolos e dificuldades para a efetivação de uma UTI Pediátrica, que engloba a parte de infraestrutura, cumprimento de legislação, recursos humanos qualificados e verbas para manutenção.

O déficit de leitos e a falta de médicos na região, em detrimento da pouca atratividade financeira foram apresentados como a realidade na área da saúde, assim como a falta de recursos do Estado para investimentos e concretização de qualquer projeto de UTI Pediátrica no atual cenário. “Não é um pleito inviável, mas é difícil e tem que ser pensado com todos os gestores da região”, destacou Heili.