Contratação para SEMED é aprovada

Na reunião do dia 19 de abril de 2022, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o projeto de lei nº 38/22 autorizando a contratação temporária de profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED). São até quatro nutricionistas; até trinta e seis auxiliares pedagógicos e de até cinquenta auxiliares de inclusão.

As contratações impõem-se pela necessidade temporária de excepcional interesse público, considerando a insuficiência ou inexistência desses profissionais no quadro de pessoal, diante das demandas, responsabilidades e competência didático-pedagógica da Rede Municipal de Ensino.

Os nutricionistas atenderão a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, exigência que tem por objetivo contribuir para a melhora dos índices de educação, saúde e qualidade de vida dos alunos; e os auxiliares pedagógicos pela exigência de auxílio ao professor nos ambientes em que se desenvolvem as atividades com os alunos.

Os auxiliares de inclusão exercerão atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atuarão em todas as atividades escolares nas quais se fizerem necessárias.

O Poder Executivo informou que em 2021, de acordo com o Censo Escolar, havia 382 alunos com deficiência, matriculados. Desses, 116 alunos com autismo. E, ainda, neste ano de 2022 a SEMED trabalha com esses dados, pois o Censo 2022 vai ser realizado no corrente ano. Pela procura das famílias por auxiliares neste início do ano letivo, certamente vai ultrapassar 400 alunos com deficiência. A contratação desses auxiliares, permitirá a ampliação do atendimento e parte da promoção de autonomia e independência do aluno, bem como mediará, junto com o professor da turma, professor de AEE e Equipe Pedagógica da Escola a adaptação do aluno ao espaço escolar.

As contratações serão efetuadas através de Processo Seletivo Simplificado.

Parceria entre SEMED e Escola do Legislativo

Acompanharam a votação do projeto representantes da Secretaria Municipal da Educação. Na oportunidade ainda foi realizado encontro com o Diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas, e a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Helena Machado, do Conselho Municipal de Educação, Max Castelhano, a Coordenadora da Educação Infantil Mery Jaqueline De La Vega e Coordenadora do Quadro de Pessoal da SEMED, Tânia Denir.

Na pauta foi tratada parceria entre as instituições para realização de atividades como Programa Visite a Câmara, Projeto Vereador Mirim, e uso de tecnologias na educação. Ao final da reunião, o Presidente do Legislativo, vereador Paulo Kleinubing, efetuou a entrega da "Constituição em Miúdos" e "Cartilha de Atividades", publicações criadas pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre/MG, que apresentam uma versão da Constituição Federal em linguagem acessível aos estudantes do Ensino Fundamental.

Estas obras facilitam a disseminação do conteúdo de nossa Carta Magna, proporcionando aos nossos jovens cidadãos uma compreensão clara dos seus direitos e deveres.