Contas do SUS de 2021 são apresentadas

             A Comissão de Serviços Municipais e Saúde recebeu a demonstração da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) do 3º quadrimestre de 2021. Nesta segunda-feira, dia 18 de abril de 2022, o evento foi presidido pelo vereador Clemente Correa, com vereadores José Carlos Zaccaro, Zulma Ancinello, Marcia Fumagalli, Egídio Carvalho, Carlos Delgado e Cristiano Bonapace. O relatório dos serviços prestados foi apresentado pelo Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori.

            No período, as despesas com ações e serviços públicos de saúde representarem 17,10% aplicado da receita, mais que o valor mínimo estabelecido em lei. Conforme o exposto, as três causas de internações foram algumas doenças infecciosas e parasitárias (1.267), gravidez parto e puerpério (1.198), e doenças do aparelho digestivo (569). O total de atendimento foi de 202.881, sendo o maior número nas unidades básicas de saúde (128.186), UPA (17.473) e policlínica (9.505).

            Registramos que este é um dos momentos de fiscalização e análise do legislativo, estando o investimento acima do limite exigido em lei, mas nunca será suficiente para atender todas as demandas da população. Seguimos acompanhando e, de forma assertiva, buscando os encaminhamentos necessários”, considera Clemente.

              Os parlamentares fizeram questionamentos, entre eles destacou-se a evolução das doenças relacionadas ao Covid-19, demandas e atendimento dos cheques consultas, as dificuldades de médicos especialistas, pedido da quantidade de procedimentos traumatológicos e expectativa de contratação de neuropediatra.