Conselheiros Tutelares destacam ações e desafios na proteção à infância e adolescência
Na sessão ordinária do dia 30 de outubro de 2025, o espaço da tribuna livre foi utilizado pelos conselheiros tutelares Gilmar Figueiredo e Carla Delgado. Por proposição da vereadora Marcia Fumagalli, eles apresentaram um panorama das ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar de Uruguaiana, destacando o trabalho contínuo de proteção a crianças e adolescentes e a importância do fortalecimento da rede de apoio e das políticas públicas voltadas à infância e juventude.

O conselheiro Gilmar Figueiredo ressaltou o intenso trabalho realizado em parceria com as forças de segurança do município, como a Brigada Militar e a ROMU, tanto na zona urbana quanto no interior. Segundo ele, o Conselho está presente em diversas situações que envolvem a garantia de direitos, como prisões, ocorrências de tráfico de drogas, consumo de bebidas alcoólicas por menores e casos de violência ou negligência.
“Onde o Conselho Tutelar é chamado para estar, nós buscamos estar. São muitas as madrugadas em que acompanhamos ocorrências junto às forças de segurança. Fazemos isso com muita força, vontade e amor, porque acreditamos na importância do nosso trabalho”, afirmou Gilmar.
Ele também destacou a aquisição da nova sede do Conselho Tutelar em 2024 e mencionou a alta demanda de atendimentos, que envolve desde plantões noturnos até acompanhamentos em escolas, unidades de saúde e hospitais.
A conselheira Carla Delgado reforçou o caráter ético e reservado do trabalho do Conselho, que, por lidar com situações sensíveis, não pode ser amplamente divulgado. Ela também alertou para o aumento das vulnerabilidades sociais e o enfraquecimento de vínculos familiares. Também destacou a importância da rede de proteção e o papel de profissionais da saúde, da educação e da segurança nesse processo.
“Essa é uma construção feita com muitos atores, grão por grão. A maioria das denúncias que chegam até nós vem da escola, e isso mostra a importância da atuação conjunta da rede”, concluiu.
