Comissão verifica danos da chuva no hospital

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal de Uruguaiana esteve no Hospital Santa Casa de Uruguaiana para averiguar a situação do local e dos pacientes após danos causados pela chuva torrencial do dia 9 de março de 2022.

O presidente da Comissão, vereador Clemente Correa (PDT), acompanhado dos vereadores Zulma Ancinello (Republicanos) e Egídio Carvalho (Progressistas) foram recebidos pela administração do Hospital gestora, Thais Aramburu; assessores administrativos Claudinei Valim e Tiago Porfírio; e arquiteto Eduardo Marty.

A chuva com grande volume de água e a ventania com galhos e folhas em curto espaço de tempo, provocaram o entupimento de calhas e entrada de água pelo teto no corredor 5º andar e pronto-socorro. Conforme relatado aos vereadores, o fato não prejudicou o atendimento, pois leitos, medicamentos, equipamentos e materiais de forma geral não foram afetados, sendo os pacientes remanejados rapidamente pelos funcionários, inclusive voluntários.

Nossa intenção é fiscalizar e identificar como o Poder Legislativo pode contribuir, como tem feito, com essa importante instituição de saúde. Chegou até nós diversas demandas que foram verificadas na oportunidade in loco”, pontuou Clemente.

Os parlamentares e a equipe do hospital transitaram em diversos setores, como maternidade, radiologia, bloco cirúrgico, áreas amarela e vermelha. Em reunião, a gestora explanou sobre os avanços administrativos e estruturais do hospital conquistados desde a intervenção do município, como reforma de alguns locais e redução significativa e negociação da dívida inicial de 270 milhões de reais.

As informações serão reunidas e avaliadas pela Comissão que providencia Relatório a ser encaminhado ao Poder Executivo Municipal, Ministério Público Estadual e aos demais órgãos de controle externo da administração.