Comissão trata sobre assuntos pendentes com secretária de saúde

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde promoveu reunião nesta quarta-feira, dia 13, com a secretária Municipal de Saúde, Saionara Marques, para prestar esclarecimentos sobre assuntos discutidos nas últimas semanas no Parlamento ou demandas apresentadas por pacientes do Sistema Único de Saúde. Estiveram presentes os vereadores presidente da Comissão, vereador Marcelo Lemos (PDT), Jussara Osório (Rede), Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB), Rafael Alves (PMDB), Irani Fernandes (PP) e Egídio Carvalho (Rede).

Entre os assuntos tratados Lúpus, autismo e falta de remédios. Os parlamentares também apontaram a necessidade de levantamento estatístico sobre o atendimento da saúde em Uruguaiana e melhor abertura na Secretaria para a disponibilidade de informações.

Lúpus

Pacientes em tratamento do Lúpus relataram a dificuldade para dar continuidade ao acompanhamento médico. A secretária de Saúde esclareceu que há problemas no agendamento em razão da falta de médicos reumatologistas no Estado, responsáveis pelo diagnóstico da doença. Sobre a necessidade de Tratamento Fora Domicílio para estes pacientes, foi exposto o encaminhamento dos casos para região referência de Uruguaiana que é Porto Alegre e a regularidade de disponibilidade para o transporte.

Remédios

Na oportunidade, foram tratados casos específicos de pessoas que procuraram a Comissão de Serviço Municipais e Saúde, como dificuldade no procedimento para recebimentos de medicamentos e adiamentos de realização de exames. Diante das dúvidas foram dadas as orientações.

Médico no João Paulo

Moradores do Loteamento João Paulo II reivindicaram a reposição de médico para o posto de saúde da localidade. A cerca de um mês o profissional do programa “Mais Médicos” cessou o atendimento. A secretária informou que o pedido para nova contratação ao Ministério da Saúde.