Comissão reúne-se com Santa Casa sobre piso salarial da enfermagem

Nesta segunda-feira, dia 29 de agosto de 2022, a Comissão de Serviços Municipais e Saúde recebeu o Hospital Santa Casa de Uruguaiana. Na pauta esteve a instituição da Lei nº 14.314/2022 que fixa o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

A reunião na sala da presidência contou com a gestora do Hospital, Thais Aramburu, e assessoria; membros da Comissão, vereador Clemente Correa, Egídio Carvalho e Fernando (Balaka) Bermudez, e vereador presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Paulo Kleinubing, Carlos Delgado, Celso Duarte e Cristiano Bonapace.

Durante o encontro, foi apresentada a preocupação da administração do hospital em cumprir o estabelecido, sendo que a alteração representa mais de 1 milhão de reais na folha de pagamento e o Governo Federal não previu a fonte desta despesa.

Também registrou-se que na país diversas instituições têm manifestado a impossibilidade de pagar os valores do reajuste, inclusive sendo alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF).

O assunto será tratado extraordinariamente na Comissão de Serviços Municipais e Saúde. “Buscaremos encontrar o caminho através de reunião de diversos segmentos, para evitar reflexos negativos à instituição e aos profissionais”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Clemente Correa.