Comissão de Serviços trata de saúde em reunião nesta quarta-feira

Na reunião desta quarta-feira, dia 5 de março, a Comissão de Serviços Municipais e Saúde tratou da atuação dos agentes de combates a endemias no município e de mais uma etapa do trabalho de acompanhamento do funcionamento do Hospital Santa Casa de Caridade. Estiveram presentes os vereadores presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa (PSDB), vice-presidente, Eric Lins (DEM) e Vilson Brites, e acompanhando os vereadores Mano Gás (PSDB), Carlos Delgado (PP), Elton da Rocha (PP) e Zulma Ancinello (PRB).

Da Secretaria de Saúde, do setor de Vigilância Ambiental e Saúde, foram ouvidos Laura Massia e João Paulo Soares. Em destaque, as atividades de controle e prevenção realizadas pelos profissionais contra o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya, Zika vírus e febre amarela. Segundo o exposto no último trimestre, foram detectados 304 focos do inseto, sendo os bairros mais afetados Santana, Centro e Cidade Alegria.

Os responsáveis evidenciaram a importância das políticas públicas voltadas para contenção dos focos, assim como a consciência dos cidadãos na limpeza de suas residências e nas denúncias em casos de suspeita. A equipe é formada por 28 profissionais com a maioria dos términos de contrato previstos para julho, observando que a legislação prevê 50 conforme o índice populacional de Uruguaiana. A Comissão buscará informações e providências.

Sindicato da Saúde fala sobre fim de greve e Santa Casa

Durante o encontro, também foi ouvido o presidente do SINDISAUDE, Renato Corrêa, sobre o posicionamento da instituição em relação ao planejamento da Santa Casa e cumprimento dos valores destinados à Folha de Pagamento. “A greve de 120 dias encerrou na sexta-feira quando houve a regularização dos pagamentos atrasados e férias, ainda atendimento da solicitação de adiantar a Folha de abril”, esclareceu Corrêa.

Os questionamentos dos vereadores presentes foram voltados ao planejamento financeiro dos recursos previstos por empréstimo do hospital junto à Caixa Econômica Federal considerando os recursos humanos. Além disso os repasses estaduais de verbas, a necessária prestação de contas da administração da Santa Casa e as fundamentais mudanças para o cumprimento de metas da instituição.